domingo, 26 de maio de 2013

Conheça: Festival Junto e Mixturado - ABC Paulista!

Músicos do ABC unindo forças para promover a música independente da região



Evento que surgiu de um movimento de músicos do ABC Paulista que queriam unir forças em prol da cena musical independente, promovendo festivais musicais. O Junto e Mixturado, têm sido exemplo de estrutura, organização, empenho e qualidade ao promover a música independente da região.
Banda ARTICULADO, de Jefferson Tichovitz, durante show no 
Cidadão do Mundo /SCS - 19/05/13 - Foto por TheThel C.

Conversei com o principal organizador do evento, Jefferson Tichovitz, vocalista da banda ARTICULADO, e ele me contou um pouco mais sobre o evento:


MdABoa: Como podemos intitular o Junto e Mixturado?

Jeff: O Junto e Mixturado é um evento, um festival. Desde sua primeira edição, a intenção do festival era juntar alguns amigos talentosos e fazer algumas festas com música, gente inteligente e diversão. Durante o primeiro período contou com a repetição de algumas bandas e já nessa "segunda fase", conhecendo mais gente que quer se conectar, começou a girar com mais artistas.
 

MdABoa: Quem organiza o Junto e Mixturado? Como surgiu essa idéia?

Jeff: Começou em Julho ou Agosto de 2012, num show lá no Gambalaia Espaço de Artes (Santo André/SP), onde estávamos eu, o Gabes Arrais (Zeemer) e o Denis Grillo (Denis Grillo e Os Gafanhotos). Lá nós reservamos uma data para Outubro/2012 para realizarmos um festival com nossas respectivas bandas. À esse festival, demos o nome de Junto e Mixturado. O Denis optou por se afastar há um tempo atrás. Mas temos agregado gente à organização do festival, acredito que os principais entusiastas ainda somos eu e o Gabes.
 
Banda ZEEMER, durante apresentação no
Junto e Mixturado de 19/05/13 - Foto por TheThel C.
MdABoa: O Movimento conta com algum apoio/patrocinador?

Jeff: Logo depois que marcamos a data, me conectei a alguns fabricantes de equipa-mentos, que passaram a nos apoiar incondi-cionalmente. No início eram dois fabricantes, hoje temos o apoio da Victoria Amplifier e, eventualmente, da Antera e da E.R. Eventos. Contamos também com o apoio de alguns amigos entusiastas que aparecem, a galera do Espaço 50, a Hollyweed e alguns blogs como o "Música dABoa - On the Road" e o "Crônica Líquida", que são nossos maiores meios de difusão.

MdABoa: Os espaços culturais, bares e casa de shows estão colaborando para a realização do Junto e Mixturado? Como é feita essa correria para conseguir um espaço para rolar o festival?


Banda Glassbox, no Junto e Mixturado em 19/05/13
Jeff: Essa é a tarefa mais difícil, pois as casas de show não costumam apoiar esse tipo de evento sem recursos iniciais (aluguéis, valores mínimos de bilheteria e etc.). Mas acredito que nosso diferencial está na organização dos eventos, divulgação e qualidade dos artistas participantes.

 MdABoa: Somente bandas com trabalhos autorais podem participar do Junto e Mixturado?


Jeff: A intenção do festival é divulgar trabalhos inéditos. Acredito que falta essa cultura no Brasil. As bandas autorais levam somente seus círculos de amizade aos shows, ao passo que bandas cover (independente de sua qualidade) atraem muito mais gente. Acho que se inserirmos o nome de nossos artistas no inconsciente coletivo, podemos virar essa situação.
 
Banda UNKANE, no evento de 19/05/13 - Foto por TheThel C.
MdABoa: Quem seleciona as bandas que irão participar de cada edição do Junto e Mixturado?

Jeff: É outra difícil tarefa que eu tenho assumido nos últimos tempos.
 
MdABoa: Como uma banda do ABC Paulista faz para se inscrever e concorrer à um espaço no Junto e Mixturado?

Jeff: Como somos um evento novo ainda, não há ficha de inscrição. Basta que a banda tenha um som de qualidade, bastante correria no cenário, e que se conecte conosco através das redes sociais ou de nossos canais virtuais.

MdABoa: Quais são as bandas que fazem parte do Movimento atualmente?

Jeff: Já tivemos bastante participações nos nossos eventos, mas considero que temos bandas residentes (que fazem ou fizeram parte das primeiras organizações) e visitantes (que exporadicamente são convidadas a participar conosco), entre as mais marcantes estão TEORIAS, ZEEMER, DENIS GRILLO E OS GAFANHOTOS, THE VALLENS, ARTICULADO (banda do Jefferson) e mais recentemente, INTRINSECO, GLASSBOX e LIVRO ATA, entre outras muito talentosas.
 
Banda INTRINSECO, mandando um som cheio de energia
pra galera no Junto e Mixturado no Cidadão do Mundo
19/05/13 - Foto por TheThel C.
Foram 4 edições do festival Junto e Mixturado até agora:
  28/10/2012 – Gambalaia Espaço de Artes e Convivência – Santo André/SP
 
  07/12/2012 – Bicofino Bar e Restaurante – São Caetano do Sul/SP
 
  24/02/2013 – Salvador Dali Bar – São Caetano do Sul/SP
 
4º 19/05/2013 – Espaço Cultural Cidadão do Mundo – São Caetano do Sul/SP
 
 
 
Melane Zabunov e sua mãe, no live paiting
19/05/13 - Foto por TheThel C.

Estive presente nesta edição de 19/05 em São Caetano do Sul, que contou com a apresentação das bandas ZEEMER, UNKANE, ARTICULADO, GLASSBOX e INTRINSECO. As bandas fizeram um grande show e a noite foi muito enérgica. A banda Intrinseco convidou a artista Melane Zabunov e sua mãe, ótimas artistas tanto na pintura de telas quanto na pintura de paredes, para fazer um live paiting durante o evento.


***E a próxima data já está agendada, será no dia 21 de julho, no Studio 84 Bar e Petiscaria – São Bernardo do Campo/SP. Agendem-se!!!***
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie sua opinião!